Aiatolá reaparece e fala em 'tapa na cara' dos EUA

Depois de dias de especulação sobre seu paradeiro, o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, reapareceu hoje e disse, em mensagem de vídeo gravada, que o ataque americano de domingo a instalações nucleares do país não provocou "nada significativo".

Em um discurso com o objetivo de dar uma satisfação ao público interno, Khamenei disse que o Irã deu um "forte tapa na cara" dos EUA com o ataque à base americana no Qatar - embora nenhum míssil tenha atingido o alvo.

Nos EUA, o secretário de Defesa, Pete Hegseth, convocou uma entrevista coletiva para tentar convencer os americanos e o mundo de que o bombardeio de domingo ao Irã foi bem sucedido.

A iniciativa foi tomada após o vazamento anteontem de um relatório da inteligência americana dizendo que os ataques apenas atrasaram o programa nuclear do Irã "em alguns [poucos] meses".

Hegseth citou a afirmação do chefe da agência nuclear da ONU, dizendo que o programa nuclear iraniano sofreu "enormes danos". E disse que a CIA o considera "severamente" prejudicado.

"Foi um ataque histórico, e nós, como americanos, devemos celebrar", disse Hegseth.

Trump volta a falar em envio de mísseis para a Ucrânia

25.jun.2025 - Presidentes da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e dos EUA, Donald Trump, cumprimentam-se durante reunião em meio à cúpula da Otan em Haia
25.jun.2025 - Presidentes da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e dos EUA, Donald Trump, cumprimentam-se durante reunião em meio à cúpula da Otan em Haia Imagem: Serviço Presidencial de Imprensa da Ucrânia/Divulgação via REUTERS

Trump abriu ontem a possibilidade de voltar a fornecer mísseis de defesa aérea Patriot para a Ucrânia.

Continua após a publicidade

Armas são "muito difíceis de obter", mas "vamos ver se podemos disponibilizar algumas delas", afirmou, em entrevista coletiva durante a reunião de cúpula da Otan, em Haia, nos Países Baixos.

O presidente americano também disse que voltaria a conversar em breve com Vladimir Putin e que o presidente russo "realmente precisa acabar com essa guerra".

Antes, Trump teve uma conversa de cerca de 50 minutos com o presidente ucraniano, a quem chamou de "muito simpático".

Zelensky descreveu a reunião como "longa e substantiva", dizendo que ela cobriu "todas as questões realmente importantes".

"Discutimos como alcançar um cessar-fogo e uma paz real", escreveu ele no X.

Para o jornal inglês Financial Times, as palavras de Trump significam uma mudança de tom do republicano em relação ao presidente ucraniano.

Continua após a publicidade

"Nas últimas semanas, Trump está cada vez mais frustrado com o presidente russo devido às suas exigências extremas e à recusa em aceitar um cessar-fogo."

Leia mais

Imagem
Imagem: Yves Herman/REUTERS
E então o papai às vezes precisa usar palavras duras para fazê-los parar

Mark Rutte, comentário do secretário-geral da Otan em referência à comparação de Israel e Irã a duas crianças feita por Donald Trump

Putin e Jinping confirmam ausência em cúpula do Brics no Brasil

Imagem
Continua após a publicidade

O governo russo confirmou que o presidente Vladimir Putin não participará pessoalmente da cúpula do Brics, no começo do mês, no Rio de Janeiro.

"O presidente participará por videoconferência, mas o ministro das Relações Exteriores (Sergey Lavrov) estará presente no Brasil", declarou o conselheiro diplomático do chefe de Estado russo, Yuri Ushakov.

Segundo Ushakov, a ausência de Putin se deve a "algumas dificuldades no contexto dos requisitos do TPI" - em referência ao pedido de prisão internacional contra Putin emitido pelo Tribunal Penal Internacional. Putin é acusado de crimes de guerra no conflito com a Ucrânia.

O presidente Xi Jinping também não participará da reunião, segundo o jornal South China Morning Post.

Em seu lugar, o governo chinês já confirmou a presença do primeiro-ministro, Li Qiang. Segundo o jornal, o governo chinês alegou conflito de agendas.

Para minimizar um eventual desconforto do Brasil, diplomatas também mencionaram o fato de que Jinping se encontrou duas vezes recentemente com Lula.

Continua após a publicidade

Reportagem da Folha de S. Paulo lembra que o Brasil contrariou a China ao não aderir à Iniciativa Cinturão e Rota e ao não conceder a isenção de vistos para chineses, em reciprocidade à medida por Pequim.

Leia mais

UMA IMAGEM

Imagem do TWA 7, o primeiro exoplaneta descoberto pelo supertelescópio James Webb, do Observatório Europeu, no Chile. Clique na foto para mais informações.
Imagem do TWA 7, o primeiro exoplaneta descoberto pelo supertelescópio James Webb, do Observatório Europeu, no Chile. Clique na foto para mais informações. Imagem: JWST/ESO/via REUTERS

OUTRAS NOTAS

Imagem
Imagem: SAM NAVARRO/IMAGN IMAGES via Reuters

Fluminense empata com Mamelodi e enfrentará a Internazionale
O Fluminense enfrentará a Internazionale de Milão nas oitavas de final do Mundial de Clubes.O time carioca se classificou em segundo de seu grupo ao empatar ontem, sem gols,com o Mamelodi Sundowns, em Miami. O primeiro lugar ficou com o Borussia Dortmund, que venceu o Ulsan HD, da Coreia do Sul, e pegará o Monterrey do México na próxima fase. Os jogos de hoje são: Red Bull Salzburg x Real Madrid e Juventus x Manchester City.

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Oli Scarff/AFP

Glastonbury tem início em meia a polêmica sobre bandeira do Hezbollah
O lendário festival inglês Glastonbury teve início ontem marcado pela polêmica em torno da apresentação do grupo de rap irlandês Kneecap, prevista para sábado. No ano passado, durante um show, o integrante da banda Mo Chara exibiu uma bandeira do grupo libanês Hezbollah ? considerado 'terrorista' pelo Reino Unido, um dos principais países aliados de Israel. Neil Young, Rod Stewart e Olivia Rodrigo são alguns dos nomes do lineup.

DEU NO WALL STREET JOURNAL

Trump avalia antecipar nomeação de sucessor de Powell no Fed

Imagem

Reportagem do Wall Street Journal afirma que a contrariedade de Trump com a resistência do Fed, o banco central americano, a reduzir as taxas de juros levou Trump a avaliar antecipar a indicação de seu presidente, Jerome Powell, para setembro ou outubro.

Continua após a publicidade

Powell ainda ficaria no cargo até o fim de seu mandato, em maio, mas, nas palavras do jornal americano, teria um sucessor nomeado "tentando influenciar as expectativas dos investidores sobre o provável rumo das taxas de juros — como um carona que tenta dirigir".

Normalmente, o anúncio do nome do novo presidente do Fed é feito com apenas quatro ou cinco meses de antecedência.

Entre os nomes ventilados para a sucessão de Powell, estão o do ex-diretor do Fed Kevin Warsh, o do diretor do Conselho Nacional de Economia Kevin Hassett e o do secretário do Tesouro, Scott Bessent.

Leia mais

MAIS DO UOL

JAMIL CHADE
EUA e Brasil tem disputa em eleição estratégica na OEA Leia mais

Continua após a publicidade

Foguete da Honda 'desafia' Musk e mostra busca de marcas por novos negócioS Leia mais

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.

OSZAR »