Trump promete postura 'firme' com Netanyahu sobre trégua em Gaza
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu nesta terça-feira (1º) ser "muito firme" em sua posição para alcançar um cessar-fogo em Gaza quando se encontrar com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, na próxima semana.
Trump fez essa declaração durante uma visita a um centro de detenção de imigrantes na Flórida, logo após afirmar que esperava que uma trégua fosse alcançada "em algum momento da próxima semana".
O presidente republicano deve receber Netanyahu na Casa Branca na segunda-feira, 7 de julho.
A rápida resolução da guerra de 12 dias entre Israel e Irã reacendeu as esperanças de um fim para a guerra na Faixa de Gaza, onde as forças israelenses lutam contra o grupo islamista palestino Hamas.
Mais de 20 meses de combates levaram a uma grave crise humanitária no território palestino.
Jornalistas perguntaram a Trump nesta terça-feira se seria possível implementar um cessar-fogo antes da visita de Netanyahu.
"Esperamos que isso aconteça e esperamos que aconteça na próxima semana", respondeu Trump ao deixar Washington rumo à Flórida.
Trump já havia instado Israel a "fechar um acordo em Gaza", mas o governo de Netanyahu continuou sua ofensiva no território palestino.
O fim da guerra com o Irã, após os Estados Unidos bombardearem instalações nucleares iranianas, abriu uma janela de oportunidade para um acordo.
Questionado posteriormente no centro de detenção sobre o quão firme seria com Netanyahu para chegar a um acordo para encerrar a guerra, Trump respondeu: "Muito firme".
"Mas ele também quer (...). Ele também quer acabar com a guerra", acrescentou Trump.
A visita na próxima segunda-feira será a terceira de Netanyahu desde que Trump retornou ao poder em janeiro.
bur-st/sms/db/mel/aa/dd
© Agence France-Presse
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.