Choro e aplausos: anúncio de novo papa emociona fiéis no Vaticano
Ler resumo da notícia
O segundo dia do conclave terminou com a fumaça branca saindo da chaminé da Capela Sistina e muita emoção dos fiéis. Cerca de 20 mil pessoas estavam na praça São Pedro, por volta das 18h08 (13h08 no Brasil), quando os 133 cardeais escolheram o sucessor do papa Francisco.
Fiéis explodiram em exaltação assim que viram a cor que saía da chaminé. Pessoas choraram, se abraçaram, dançaram, ajoelharam e rezaram.

O clima era de alegria e alívio, mas também ansiedade para conhecer o 267º papa da história da Igreja. Bandeiras de vários países, incluindo o Brasil, foram agitadas nas alturas e se contrastavam com a compostura seria da guarda suíça.
Uma gaivota apareceu novamente ao lado da chaminé da capela. Veja:
Habemus Papam! pic.twitter.com/dj93LBznB1
-- Vatican News (@vaticannews_pt) May 8, 2025
O nome e nacionalidade do pontífice, no entanto, ainda não foram revelados. Aguarda-se agora o anúncio do Cardeal Protodiácono Dominique Mamberti na sacada da Basílica. Os terraços dos prédios ao redor da praça estavam cheios de padres, que aguardavam a aparição do novo papa.
Durante a espera de hoje, em determinado momento, uma gaivota apareceu novamente ao lado da chaminé da capela, quem sabe trazendo os bons ventos que fizeram a fumaça branca voar no ar.


Papa escolhido no 2º dia
Novo papa se iguala a Joseph Ratzinger, que em 2005 se tornou Bento XVI, no segundo dia do conclave, e no quarto escrutínio. Já o argentino Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, foi eleito em 2013, também no segundo dia, mas após cinco votações.
Desde o início da história dos conclaves modernos, o tempo para a eleição de um papa variou bastante. O conclave mais longo do último século foi o de 1922, que durou cinco dias e quatorze escrutínios.

Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.