Participante morre após convulsão em evento do grupo Legendários em MT
Ler resumo da notícia

Um homem de 40 anos morreu após sofrer uma convulsão durante um evento do grupo Legendários em Rondonópolis (MT), a 216 km de Cuiabá.
O que aconteceu
Rodrigo Nunes de Oliveira foi socorrido para hospital, mas não resistiu. Ele foi levado ao Hospital Regional de Rondonópolis logo depois da convulsão, no último sábado. Lá, chegou a ser intubado, mas morreu horas depois, informou a unidade de saúde.
O Legendários afirmou que o participante foi "imediatamente" atendido pela equipe médica presente no evento. "Importante ressaltar que Rodrigo estava em plenas condições físicas de atender ao evento e havia apresentado atestados de saúde médicos atualizados comprovando sua saúde", completou.
As circunstâncias da morte, porém, ainda não foram esclarecidas. A Polícia Civil do Mato Grosso está investigando o caso.
Profissional de segurança do trabalho deixou mulher e dois filhos. Ele foi sepultado no cemitério da Vila Aurora, no município de Rondonópolis.
"Meu legendário agora descansa com o legendário 1", disse a esposa de Rodrigo em publicação no Instagram. Ana Paula Nunes de Oliveira escreveu a mensagem na legenda de uma foto com farda, balão e bandeira decorados com os motivos do Legendários Vale da Forja.
Você foi forjado desde antes de estar na montanha, não foi por acaso que você conseguiu chegar até onde chegou.
Ana Paula Nunes de Oliveira, no Instagram
Evento era uma imersão de 72 horas na natureza. Conforme os organizadores, os cerca de 150 participantes seriam submetidos a desafios.
O Movimento Legendários informou ao UOL que Rodrigo estava em plenas condições físicas. Em nota, a organização explicou que ele tinha apresentado atestados de saúde médicos.
Durante a etapa final de um dos nossos eventos, em um momento de reflexão e espiritualidade, Rodrigo não se sentiu bem e imediatamente, foi atendido por uma equipe de médicos e profissionais de saúde. Após o pronto atendimento, uma ambulância de resgate o transportou até o hospital Regional da cidade. O participante chegou estável ao hospital, contudo após algumas horas, infelizmente, sofreu uma crise convulsionar com causa indeterminada e foi a óbito.
Movimento Legendários, em nota
Este não foi o primeiro caso de morte em evento do grupo
Fábio Adriano Machado Cherini, de 44 anos, morreu durante trilha na região do Rio Negro, no Mato Grosso do Sul, em janeiro. Segundo um socorrista da equipe, o administrador apresentou confusão mental e teve uma parada cardíaca. Ele também chegou a ser levado para um hospital, mas teve novas paradas cardíacas e não resistiu.
O que são os Legendários?
Grupo cristão voltado para homens visa "resgatar casamentos e mudar vidas". Em suas redes sociais, o grupo publica vídeos de eventos com pregações religiosas e atividades físicas de impacto. "Vai doer? Vai. Vai sofrer? Vai. Mas Deus vai colocar pessoas como estes homens aqui para te dar sustento", diz uma passagem dos exercícios.
Grupo se apresenta como um movimento que busca a transformação de homens, famílias e comunidades. Essas ocorreriam por meio de experiências que levam os homens a encontrar a melhor versão de si mesmos e seu novo potencial. "Devolvemos o herói a cada família, uma declaração que temos como Legendários é de que somos homens inquebrantáveis diante do pecado, mas quebrantados diante de Deus", informa o texto.
Movimento foi fundado em 2015 por pastor da Guatemala. Chepe Tupzu, pastor da Igreja Casa de Deus, é formado em Administração de Empresas e autor do livro A Rota do Caçador (Editora Relevantes), apresentado como um "guia definitivo para homens com fome de conquista".
Grupo chegou no Brasil em 2017. Atualmente, está presente em 13 países, mas o Brasil é o segundo com maior número de participantes, depois da Guatemala. O grito de guerra dos Legendários, "ahu", é a sigla das palavras amor, honra e unidade.
Como são os acampamentos do grupo?
Participantes ficam incomunicáveis durante atividades. Eles são orientados a levar barracas, sacos de dormir, mochila, isolantes térmicos e outros itens. A Bíblia é um item "obrigatório".
Conforme os organizadores, os inscritos para os eventos devem apresentar atestado médico. O documento deve apontar que o participante tem aptidão para atividades físicas de moderada a alta intensidade.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.